Como sua empresa pode se precaver da inflação?

Construir um setor financeiro equilibrado não é uma tarefa fácil. As coisas complicam ainda mais quando vivemos tempos conflitantes na economia, com a inflação que reina sobre muitas empresas. 

Medidas financeiras se tornam necessárias com o aumento de taxas e do valor de matéria-prima, outros produtos e serviços. Compreender como pode impactar a saúde financeira da empresa requer atenção. Aliás, criar estratégias é importante para medir a inflação e como compensar seus efeitos para a empresa não sair prejudicada.

Venha conosco, pois vamos explicar como você pode proteger as finanças da sua empresa frente à inflação. 

Como a empresa pode ser impactada pela inflação?

Banca e economia de dinheiro copyspace conceito de idéia de fundo. Foto gratuitaQuando se trata das empresas, existe um conceito principal que gera aumento dos preços: a inflação de oferta e a de demanda. 

A necessidade de insumos para determinados tipos de produção pode prejudicar em um processo inflacionário que impacta diretamente a empresa. Porém, a alta demanda pelo produto pode causar o aumento de valores. No fim, tudo se conecta.

Nas empresas, a inflação impacta o aumento de valores da matéria-prima, que acaba sendo repassado para o produto final. Como consequência, isso impacta os gastos de fabricação e os fornecedores. No fim, reduzir os custos se torna o melhor caminho. 

Para se atentar aos detalhes das despesas corporativas durante períodos como esses, é necessário um olhar analítico e estratégico. A plataforma de gestão de despesas da Clara oferece uma visão detalhada e transparente, que pode ajudar o financeiro da empresa em cada custo realizado pelos colaboradores na compra de produtos. 

Facilite suas despesas corporativas. Venha pra Clara.

Afinal, quais as causas do aumento na inflação?

Para as empresas, a inflação pode ser ocasionada por diversas causas, mas o que costuma ocorrer é a demanda por oferta e procura. 

Isso é um resultado do desejo pela compra de produtos que estão em falta no mercado. A partir disso, fica suscetível o aumento dos preços. 

Dentre os fatores que causam o aumento:

  • Variação de oferta e demanda: os valores sobem conforme há mais procura do que quantidade disponível para compra. O contrário faz com que os produtos se tornem desvalorizados, levando os preços a baixarem. 

  • Impressão de papel moeda: com mais dinheiro impresso, o aumento da circulação e a desvalorização da moeda. 

  • Custos variados de produção: Os aumentos dos custos operacionais aumentam de acordo com o preço dos insumos.

Como sua empresa pode se proteger da inflação?

Moedas e notas de dinheiro brasileiro sobre a mesa Foto Premium

Percebemos que a inflação impacta diretamente e indiretamente o andamento financeiro da empresa. Com isso em mente, é preciso criar estratégias para as variações que o mercado pode sofrer, isso inclui crises econômicas

Proteger, entra no quesito de compensação, a empresa aliviar os impactos da inflação de uma maneira que não fique prejudicada. Isso permite enxergar oportunidades para permitir que o negócio continue no processo de crescimento.

Repassar o aumento de preço

Aumentar os preços permite que o negócio compense os efeitos da inflação nos custos, além de repassar para os produtos ou serviços que oferecem. Com isso, o financeiro pode manter o fluxo de caixa e controlar o volume de vendas em seus melhores valores. 

Para isso, é importante que o setor financeiro tenha olhos apurados, porque permitir que colaboradores façam uso de cartões de créditos corporativos e não tenham limites de crédito pode afetar todo o capital da empresa. 

Devido a isso, os cartões de crédito corporativos Clara funcionam de acordo com a necessidade da empresa. Isso transmite segurança para passar por fases em que a inflação pode entregar produtos mais caros. 

Experimente cartões de crédito corporativos que transformam suas despesas corporativas. Venha pra Clara. 

Reduzir seus custos

Quando falamos na linha de proteção contra inflação, a redução de custos é mais que necessária. O setor financeiro da empresa precisa ficar de olho nos gastos que não oferecem retorno em forma de receita. 

Entretanto, negócios que possuem uma base de preços muito elevados podem apresentar dificuldades em ajustar seus valores e diminuir seus custos. 

Estrutura de dívida adequada

Para compensar os efeitos da inflação na empresa, o financeiro precisa ficar atento ao grau de dependência das dívidas. Isso pode sofrer grandes alterações e sem estratégias acarretar negativamente o negócio.

Despesas financeiras e administrativas

O que seria uma proteção contra a inflação sem uma boa gestão de despesas corporativas? 

Para reconhecer cada gasto de maneira concisa é importante possuir um controle e ampla visão.  A evolução tecnológica veio para entregar resultados duradouros e satisfatórios.

A Clara oferece uma plataforma capaz de gerenciar cada despesa corporativa em tempo real, facilitando o reconhecimento de cada dado de forma minuciosa, caso valores aumentem com a inflação. Segurança e praticidade de forma rápida e dinâmica na redução de custos e no repasse de preços. Com nossa ajuda, o setor financeiro cria estratégias e se prepara com estratégias vantajosas para o futuro.

Confie em dados concisos e ajude o financeiro da empresa. Venha pra Clara.